Dicas e estratégias para fazer o TCC sem passar por estresse


O momento de elaborar um TCC pode ser bastante estressante para alguns estudantes. No entanto, não precisa ser assim, especialmente se o aluno adotar algumas estratégias de preparação em sua rotina de estudos. Neste guia, vamos compartilhar algumas das melhores dicas para ajudá-lo a elaborar seu TCC sem estresse.

Como iniciar um TCC?

O Trabalho de Conclusão de Curso é um dos requisitos mais temidos para os estudantes de graduação. Isso ocorre porque é um trabalho complexo que requer conhecimento científico e dedicação.

Com o prazo se esgotando para a elaboração do TCC, muitos alunos recorrem à compra de TCC em sites e plataformas. No entanto, há hábitos que os estudantes podem adotar em suas rotinas para facilitar a elaboração do trabalho, evitando assim o estresse e otimizando o tempo. Abaixo, explicaremos como melhorar sua rotina.

Estabeleça uma rotina para um TCC sem estresse

O TCC não é um trabalho rápido, é extenso e, por esse motivo, as instituições de ensino concedem um prazo maior para sua conclusão em comparação a outros trabalhos.

No entanto, muitos estudantes acabam perdendo o prazo ou ficando tão estressados com o trabalho que não conseguem finalizá-lo a tempo. Isso geralmente acontece devido à falta de uma rotina organizada ou à procrastinação. Para evitar esses problemas, é fundamental estabelecer uma rotina na qual cada etapa do trabalho seja realizada em momentos específicos, evitando acumular tarefas para o prazo final. Confira abaixo o cronograma que preparamos para ajudá-lo a elaborar um TCC sem estresse.

#

Cronograma para um TCC sem estresse

Semana 1: Busque material da matéria de sua preferência durante cinco dias na semana e liste os temas que mais lhe interessam;
Semana 2: Consulte seu orientador e peça ajuda para definir o tema, em caso de dúvidas entre dois ou mais temas, peça orientação sobre a facilidade de encontrar material relevante;
Semana 3: Aprofunde a pesquisa sobre o tema escolhido;
Semanas 4 e 5: Destaque as passagens relevantes para o trabalho, faça anotações e grifos;
Semana 6: Esboce o trabalho para apresentar ao orientador e solicite feedback sobre possíveis modificações;
Semanas 7 e 8: Faça as alterações necessárias e conclua o restante do trabalho;
Semanas 9, 10 e 11: Prepare o material para apresentação ao orientador e faça as últimas revisões;
Semana 12: Finalize a versão final do trabalho.

Mesmo após a versão final, podem ser necessários ajustes, mas ao organizar e otimizar o tempo conforme o cronograma, você terá tempo suficiente para essas alterações de última hora.

Como elaborar o TCC

Um documento da UNICAMP apresenta as etapas essenciais para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. Veja a seguir os pontos a serem considerados nesse trabalho crucial para a conclusão da graduação:

Introdução: contexto, motivo da discussão, objetivos, material de apoio, natureza da pesquisa;
Desenvolvimento: apresentação do conteúdo da pesquisa, referências que sustentem a ideia e defendam o ponto de vista;
Conclusão: resumo do trabalho, confirmação dos objetivos iniciais.

Para uma estruturação adequada, o trabalho deve seguir a sequência:

– Capa;
– Contracapa;
– Sumário;
– Dedicatória;
– Agradecimentos;
– Resumo;
– Introdução;
– Desenvolvimento;
– Conclusão;
– Referências.

Alguns desses itens são obrigatórios, como a introdução, desenvolvimento e conclusão, enquanto outros podem ser opcionais, como dedicatória e agradecimentos. Cada instituição estabelece critérios próprios para a avaliação do trabalho, por isso é crucial conhecer essas exigências.

Por que fazer um TCC?

A maioria das instituições de ensino exige a apresentação de um trabalho ao final do curso de graduação. Esse Trabalho de Conclusão de Curso, em diferentes formatos (artigo, monografia, etc.), é uma avaliação do domínio do estudante em escrita científica, capacidade de discutir um tema e defender sua posição.

Com a aprovação do TCC, o aluno estará pronto para ingressar no mercado de trabalho com o título da respectiva profissão. Portanto, é fundamental que o trabalho seja de qualidade, com rigor científico e originalidade.

Referências para elaboração do guia

– FIAD, Raquel Salek. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, 2011.
– NETO, Abílio Azevedo Silva; DE CARVALHO GUIMARÃES, Jairo. ELABORAÇÃO DO TCC. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 2020.
– PEREIRA, Marcos Villela. A escrita acadêmica: do excessivo ao razoável. Revista Brasileira de Educação, v. 18, p. 213-244, 2013.
– Livro: TCC Trabalho de conclusão de curso: uma Abordagem Leve, Divertida e Prática de Silvia Pereira de Castro.
– Livro: Superdicas para um trabalho de conclusão de curso nota 10 de Rachel Polito.
– Livro: Como escrever trabalhos de conclusão de curso: Instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos de Joaquim Martins Junior.
– Como elaborar um TCC. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/como-elaborar-um-tcc.